Com amor, todo sonho é possível

3ª parte - A chave da felicidade, mas com um apelo

Bom dia, tudo bem?
Eu não estou muito bem porque: adoro passear pela casa de minhas amigas virtuais e são muito especiais, mas quando quero postar um comentário ou compartilhar aparecem umas letrinhas que são um sufoco, algumas vezes é fácil deduzir, outras fico tentando, tentando e sou obrigada a desistir. Gente, nem todos são robôs como justificam, eu existo e tenho dificuldades neste mundo tão maravilhoso. Vocês acreditam mesmo que se for robô não vai entrar? Eu duvido, porque se entram em sistemas de segurança complicadíssimos, como não entrar nessas letrinhas safadas que me impedem de falar como aquela pessoa é maravilhosa e compartilhar com meus amigos pessoas tão especiais que encontrei.
Já há algum tempo tenho visto reclamação das tais letrinhas, ontem ao ler a postagem da Cristiane, concordei com sua colocação e venho me unir a todas que estão lutando por uma segurança virtual melhor.


A Chave da felicidade é um texto da Liane de Almeida Alves,
publicado na revista Bons Fluídos em junho de 2002

3ª parte:
                                                            FELICIDADE E SOFRIMENTO

Saber o que causa a tristeza e a alegria dentro do peito ajuda na busca de um estado de espírito mais feliz.

Ninguém deseja voluntariamente sentir dor ou sofrer, porém a dor e o sofrimento deixam marcas em nossas vidas. Talvez essa condição pareça inevitável, mas não acredito que isso tenha de ser necessariamente assim. Podemos escolher os padrões de nossas vidas..
(Tartang Tulku, monge tibetano, 1930)

Somos os criadores de nossa própria felicidade e de nosso sofrimento, pois todas as coisas têm origem na mente. Sendo assim, precisamos assumir a responsabilidade por tudo aquilo de bom ou de ruim que experimentamos.
(Renuka Singh, professor indiano, 1930)

Quando você receber um golpe, não recue, pestaneje ou afunde. Levante a cabeça com coragem e firmeza e diga para si: "Aqui está a oportunidade para dar outro passo à frente".
(Sri Aurobindo, guru indiano, 1872-1950)

Não deixem que as coisas externas os afetem. Elas são por si mesmas inofensivas, nós é que permitimos que elas nos causem danos.
(George Ivanovitch Gurdjieff, místico armênio, 1872-1949)

Não há nada feliz sob todos os aspectos.
(Horácio, escritor romano, 65-8 a.C.)

Ninguém é tão feliz ou infeliz quanto imagina.
(La Rochefoucauld, escritor francês, 1613-1680)

Se chorares por ter perdido o sol, as lágrimas te impedirão que vejas o brilho das estrelas.
(Rabindranath Tagore, 1861-1941)

Comece a eliminar os desejos, se queres livrar-te dos sofrimentos do mundo.
(Sidharta Gautama, o Buda, príncipe indiano, mestre supremo dos budistas, 563-483 a.C.)

As partes do texto estão sendo transcritas na íntegra.
O meu comentário vem a seguir:

Não domino nada nesta vida, apenas vivo o que Deus me permite vivenciar.

Agradeço muito estar inteira, apesar de ter passado por situações tão adversas.

Quando passei por por um desengano amoroso, em 1977, havia um colega do setor ao lado pessoa muito íntegra e maravilhosa que me disse uma frase que me acompanha por muito tempo:
-" Teresa, não feche seu coração, deixe sempre uma janelinha aberta, para o sol entrar e eliminar a escuridão".

Já em 1990, época que estava atravessando uma fase difícil, tentando me recuperar do desequilíbrio emocional pelo qual havia passado, olhava para meus filhos aflita, eles não mereciam passar por isso tudo, me achava incapaz, havia adoecido e a pior de todas: a mental. Que carga negativa eles estavam recebendo.

Tive uma amiga a Constância, desde 1974, a quem admirava muito (faleceu em 11/11/11) poucos meses antes ela me falou dessa data, que ela temia. Das amizades que eu tinha na época de minha internação, foi a única que esteve presente sempre, acompanhando e incentivando a minha recuperação.
Foi a Constância que me apresentou à Celina, pessoa de um conhecimento místico muito profundo, ela me disse: - " Teresa, os nossos pais são escolhidos por nós".
Portanto, conclui, - " as nossas escolhas vão muito além do nosso querer, são necessárias para nosso aprendizado e desenvolvimento ".

Não acredito que façamos escolhas para sofrer, quando escolhemos, acreditamos que é o melhor para nós, mas, se de alguma forma escolhermos errado me espelho nas palavras das três frases:

1) "Quando você receber um golpe, não recue, pestaneje ou afunde. Levante a cabeça com coragem e      firmeza e diga para si: "Aqui está a oportunidade para dar outro passo à frente". (Sri Aurobindo).

2) "Não deixem que as coisas externas os afetem. Elas são por si mesmas inofensivas, nós é que permitimos que elas nos causem danos". (George Ivanovitch Gurdjieff)

3) "Não feche o seu coração, deixe sempre uma janelinha aberta, para o sol entrar e eliminar a escuridão".
(amigo)

Se meu filho Junior e sua mulher Rose estivessem aqui, com certeza seria orientada pela Bíblia, eles têm um conhecimento profundo da Palavra,  através do Evangelho.

Agradeço muito a Deus, as oportunidades de aprendizado, crescimento e evolução, não tenho mágoa ou revolta  em meu coração e assumo numa boa meu passado:  foi através dele que formei meu caráter, minha ética, burilei meus sonhos e acima de tudo, estou me tornando uma pessoa melhor.

Falo sempre que eu tive mil razões para não dar certo, mas tive l001 razões para acertar, porque DEUS fez a diferença.

Assim, peço a Deus que abençoe a todos, aliviando suas dores e curando suas mágoas.

Abraços carinhosos de
  

4 comentários:

  1. Olá minha querida! concordo plenamente quanto às letras ridículas para poder comentar em alguns blogs. O meu tinha e fui alertada pela Lucia, do blog Luzialuz...tem como retirar, basta ir no painel do blog, passar para a formatação antiga, desing, configurações e onde tem palavras de verificação, anotar NÃO... qualquer dúvida me peça novamente que indico um blog que ensina direitinho, passo à passo...bjs

    ResponderExcluir
  2. O tem também tem, vamos ver se consigo postar este agora bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Maria Tereza, é a Vi, essas letrinhas são terríveis,mas quando fui postar esse comentário, percebi que você também tem as tais letrinhas chatas.
    Talvez você não tenha percebido, por isso estou te avisando.
    Passamos por muitas lutas, mas Deus nunca prometeu um mar de rosas para ninguém, quem conta essa historia é o escritores de livros de mensagens positivas, e talvez seja por esse motivo que tenhamos dificuldade de encarar o sofrimento como uma parte da vida.
    Mas tudo colabora para o bem dos que amam a Deus, portanto todas nossas angustias, sofrimentos, e etc, colabora para o nosso bem, mesmo que não consigamos entender.
    muitos beijos,Vi

    ResponderExcluir
  4. Maria Teresa, seu texto é profundo! É bom para reflexão. Ainda bem que temos Deus ao nosso lado!
    As misericórdias de Deus são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não tem fim. Renovam-se a cada manhã, diz o texto bíblico em Lamentações de Jeremias 3:22-23.
    beijos, Ro

    ResponderExcluir