Yahsat


Com amor, todo sonho é possível

Você já ouviu falar no termo em inglês "gray rock method"?


Se você passou por um relacionamento tóxico/abusivo,
a melhor forma de superar é através do "Método Contato Zero",
mas se por causa dos filhos ainda pequenos, ou por outra razão,
precisar ter contato, utilize o "método da pedra cinza",
orientação dada no "Grupo Livres e Conscientes"

Caso o contato seja inevitável, essa é uma boa dica.

Você já ouviu falar no termo em inglês "gray rock method"? 

Esse termo se refere a um método de proteção e defesa para os sobreviventes de abuso emocional e psicológico.
A tradução literal do termo "gray rock method" é "método da pedra cinza". 

Esse método é aconselhável aos sobreviventes que não podem implementar técnicas mais drásticas de distanciamento do (a) abusador (a) devido a certas especificidades relacionadas à sua situação de vida e contexto, tais como a guarda compartilhada de filhos ou questões profissionais. O motivo do método ser chamado de "gray rock" é o fato de que quando o (a) sobrevivente não pode ter zero contato com o (a) abusador (a), uma das alternativas é se tornar o menos interessante possível para o (a) abusador (a) assim como seria uma pedra cinza, sem expressão alguma de emoções.

Pessoas tóxicas, narcisistas, psicopatas e sociopatas se alimentam de drama, confusão, conflito e da dor emocional que causam em suas vítimas. Quanto mais reações emocionais ao abuso a vítima demonstrar, mais viciado (a) e satisfeito (a) o (a) abusador (a) ficará em causar sofrimento. Por outro lado, quanto menos atenção e respostas a vítima der ao (à) abusador (a) menos interessado (a) ele/ela ficará em seu alvo. Sendo assim, o método "gray rock" é uma forma de encorajar a pessoa tóxica a perder interesse em você. 

A ideia principal dessa técnica é permitir o contato (o qual é inevitável devido às especificidades citadas), mas apenas dar respostas monótonas e desinteressantes ao (à) abusador (a) a fim de que o (a) parasita veja você como uma péssima fonte de abastecimento narcísico e deixe você de lado para buscar outra fonte de drama. Quando o contato com você se tornar consistentemente insatisfatório para o (a) abusador (a), a mente dele/dela passará a ser treinada a esperar monotonia de você ao invés de drama. Como já dito, pessoas tóxicas, narcisistas, sociopatas e psicopatas são viciadas em drama. Com o tempo, elas irão encontrar outro lugar para ter suas demandas de drama e conflito atendidas.

Então como aplicar a técnica?

Tente não causar inveja no (a) abusador (a) (sim, eu sei que é muito difícil de não provocar inveja nesses vampiros emocionais, pois os mesmos se sentem ameaçados pelo mero fato de você respirar. Todavia, analise quais são as principais fontes de inveja do (a) abusador (a) com quem você tem que manter contato e evite-as a qualquer custo).
Não demonstre nenhuma emoção em relação às palavras ofensivas, sarcasmos e provocações do (a) abusador (a). Se o contato for presencial, procure não demonstrar nenhuma expressão facial significativa que indique que você está incomodado (a) com as provocações. Também não demonstre felicidade nem satisfação. Não permita que o (a) abusador (a) saiba quais são os seus pontos fracos e seus pontos fortes ou o que lhe incomoda mais, pois o (a) abusador (a) irá lançar mão de diferentes táticas para ver quais irão provocar uma reação em você quando você passar a utilizar esse método (a fim de sugar você de volta ao status de vítima). Portanto, tente ser o mais vago (a) possível em relação ao que tem valor para você. Lembre-se, narcisistas, sociopatas e psicopatas não têm valores, então eles não entendem o que tem valor para nós a menos que nós os mostremos.

Se você compartilha filhos com o (a) abusador (a), muitas vezes fica difícil não esboçar nenhum tipo de reação quando os filhos são atingidos pelas loucuras. Neste caso, escolha as suas batalhas e responda às questões que interessam menos a você a fim de que o (a) abusador (a) fique confuso (a) e não ataque os seus pontos fracos. Neste caso, também procure manter a comunicação apenas por escrito através de mensagens de texto e/ou emails a fim de que você tenha registro caso o (a) abusador (a) abuse de você verbalmente. Manter contato por escrito também tem a função de intimidar o (a) abusador (a), pois se ele/ela não for tão estúpido (a) ele/ela se dará conta que a comunicação por escrito ficará registrada e poderá ser usada como evidência do abuso. Sendo assim, compile todas as interações que você tiver com o (a) abusador (a).

Quando tiver que manter contato, fale em detalhes de atividades entediantes tais como tarefas mundanas de limpeza e organização da casa que você teve que fazer naquele dia. Passe a ideia de que você tem uma vida muito chata e jamais fale das suas emoções, conquistas, medos, objetivos, alegrias e anseios.

Para finalizar, mantenha em mente que ser uma "gray rock" consiste em você pensar da seguinte forma quando tiver contato com o (a) abusador (a): "Não há nada de especial em mim para você, eu não sinto nenhuma emoção e não registro nem dor nem prazer. Eu não tenho curiosidade nem desejo por nada. Sou praticamente indestrutível e não é divertido brincar comigo. Eu sou completamente previsível e as minhas reações não mudam. Eu nunca fico bravo (a) ou chateado (a). Eu nunca fico feliz, alegre, emocionado (a) ou entusiasmado (a). Eu simplesmente estou aqui, fazendo o que uma pedra faz... existindo. Eu sou monótono (a), insosso (a) e sem vida. Ninguém gasta o seu tempo comigo por muito tempo."

Apoio para filhas de mães narcisistas

Abuso narcisista e relacionamentos tóxicos: Apoio aos sobreviventes.

Fontes:
lovefraud
Recovering from a relationship with a narcissist

Gratidão, Jo
Gratidão, Livres e Conscientes!

Preste atenção no quadro abaixo, você pode se achar vivida e capaz de identificar quem não tem caráter, se um np cismar com você, dificilmente você escapará, principalmente se for no ambiente de trabalho...
É necessário o conhecimento específico desses seres, que nada têm de especiais, conhecimento que estou adquirindo no "Grupo Livres e Conscientes" onde nos abrimos e aprendemos que o mal existe, pode estar dormindo em nossa cama e pode nos matar!
A imagem pode conter: texto que diz "COMO O NARCISISTA USA A SALADA DE PALAVRAS PARA TE CONTROLAR 1 APRESENTAÇÃO o NARCISISTA APRESENTA UM LONGO E CONFUSO DISCURSO QUE NÃO FAZ SENTIDO PARA MENTES NORMAIS. 2 CONFUSÃO o DISCURSO CONFUNDE VOCÊ E TE INDUZ A UM IMPERCEPTÍVEL TRANSE HIPNÓTICO. 4 3 COMPLETAMENTE PERDIDO VOCÊ PERDE SENSO DA RAZAOE A PERCEPÇÃO DA REALIDADE FICA CONFUSA. CONTROLE o DISCURSO SUGESTIVO FAZ VOCÊ SE SENTIR IMPOTENTE E o FORÇA A SER SUBMISSO. TERAPIA CONTATO ZERO"

Para manter a nossa saúde emocional
devemos nos manter fieis aos princípios estabelecidos por Deus,
seja fiel ao Senhor, assim terá paz e será feliz!

Agradeço às maravilhosas MULHERES do "Grupo Livres e Conscientes",
pela escuta sigilosa, sem julgamentos, pelo apoio, carinho e
pela orientação que recebemos em nossos momentos de dor!
Deus abençoe e proteja poderosamente a todos que participam e
nos acolhem, num verdadeiro ato de amor!
Gratidão!
Maria Teresa


Direcione seu olhar!

"Portanto, não os temais; porque nada há encoberto
que não haja de revelar-se, nem oculto que não haja de saber-se.
O que vos digo em trevas dizei-o em luz;
e o que escutais ao ouvido pregai-o sobre os telhados.
e não temais os que matam o corpo, e não podem matar a alma;
temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo."
Mateus 10:26-28

João 8:32

-"Não se cale, continue a caminhar e contar sua história...
Tempos melhores estão a caminho... creia..." R.O.
Gratidão!

Agradeço a Deus, pela minha Vida,
 que o Senhor Jesus resgatou e restaurou!

Minha eterna gratidão aos meus filhos
Cássio Alexandre e Almir Rogério,
por colaborarem para que eu tivesse um teto!

Minha eterna gratidão à Gorete e ao Daniel,
que me deram vida e voz, através da 
HUGHES Net!

Agradeço a Deus, que por Sua Graça e Misericórdia,
me permite servi-Lo com alegria! 
Abraços carinhosos

4 comentários:

  1. Como terapeuta em desenvolvimento concordo que se a sobrevivente não pode fazer o contato zero, ela deve manter a Pedra Cinza e evitar o abusador! Parabéns pelo autoconhecimento!

    ResponderExcluir
  2. Texto bastante pertinente, consegui identificar alguns erros que ainda estou cometendo como responder a algumas provocações e demonstrar algumas emoções. Serei plenamente sem graça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão, é um método bem eficaz!
      Abraços carinhosos
      Maria Teresa

      Excluir
  3. O contato zero é altamente eficaz!
    Adotamos para nossa sobrevivência...
    Gratidão, abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderExcluir